Gênova

 

Gênova é uma cidade histórica e sede administrativa da Região da Ligúria, no noroeste da Itália. Além de seu imenso patrimônio histórico, Gênova é também um dos principais portos do Mediterrâneo, há séculos. Em 2015, a antiga Província de Gênova passou a ser a Cidade Metropolitana de Gênova (Città Metropolitana di Genova), com 842 mil habitantes (2018).

Séculos antes da Era Cristã, Gênova já era um porto estratégico, na região. Os genoveses comerciavam com etruscos, gregos e outros povos. Depois, tornou-se um importante mercado e município do Império Romano. A partir do século 5, com as invasões bárbaras, o comércio na região foi bastante reduzido. Voltou a florescer por volta do século 10. Nos séculos seguintes, Gênova e Veneza disputavam, com os árabes, o domínio das rotas comerciais no Mar Mediterrâneo.

No século 13, Gênova era uma república independente, uma potencia naval e comercial. Tinha vários territórios na região do Mediterrâneo e uma aliança com o Império Bizantino, depois com o Império Otomano para a Rota da Seda. Começou a decair no século seguinte e foi dominada por franceses, milaneses e espanhóis. No início do século 16, os portugueses passaram a dominar o comércio com as Índias. Em 1805, Gênova foi anexada pelos franceses e depois pelo Reino da Sardenha. Com a unificação da Itália, em 1870, Gênova voltou a florescer com seu porto. Mais: História da Itália

 

Itália

 

Porto Genova

 

Regioes Italia

 

Italia

 

Porto de Gênova, em setembro de 2013 (foto Daderot).

 

Veneza

 

Catedral

 

Estação de trem de Gênova (Stazione di Genova Brignole), inaugurada em 1868.

 

Parte do Palácio Real de Gênova. A Cidade possui alguns belos palácios das antigas famílias nobres (foto © UNESCO, sharealike, autor Michel Ravassard).

 

Palacio Real

 

Cristóvão Colombo

 

 

Arco Vitoria

 

© Graziela Umbro

 

Catedral de Gênova (Cattedrale di San Lorenzo), construída por volta de 1098, com restaurações posteriores (foto Jensens).

 

Estação trem

 

Mapa Genova

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Itália Viagem, roteiro turístico Genoa.

 

 

 

Praça da Vitória de Gênova (Piazza della Vittoria), construída para celebrar o fim da Primeira Guerra Mundial. Ao centro, o Arco da Vitória.

 

 

 

Italia

 

Gênova

 

 

 

 

 

Foto Michele.V